Cearense vence etapa da Copa Brasil de Triathlon realizada em Mosqueiro
Atualizando em: Domingo, 02 Maio 2010 00:00![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Wesley, que já havia competido na ilha a prova de Triathlon promovida pelo Sesc-Pará, disse que não sentiu dificuldades para completar o circuito no formato Sprint. A prova incluiu 750m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. “O percurso é muito bom, até as famosas ondas do Mosqueiro ajudaram hoje, pois o rio estava muito calmo. Minha maior preocupação era com o Danilo, pois ele é o melhor de corrida do Brasil, mas ao final consegui chegar em primeiro”, comentou.
De acordo com Wesley, a prova em Belém foi preparatória para campeonato mundial, que será realizado em Budapeste, na Hungria. Em 2009, o cearense venceu as etapas de Salvador (BA), São Luiz (MA) e Brasília, sagrando-se campeão da Copa Brasil.
Segundo o presidente da Federação Paraense de Triathlon, Willian Santos, o circuito realizado em Mosqueiro pela Copa Brasil garantiu pontuação para o ranking nacional aos cinco primeiros colocados, que marcaram 100, 85, 75, 65 e 50 pontos, respectivamente.
No feminino, a vitória ficou para a paulista Flávia Fernandes (29), com o tempo de 1h e 09min. Atleta de pólo aquático, Flávia está há pouco mais de uma ano no Triathlon. “Essa foi a minha segunda competição como atleta profissional e na anterior, fiquei em 2º lugar. Então, fiquei muito satisfeita com o resultado no Pará”, disse.
A Copa Brasil de Triathlon teve patrocínio da Prefeitura de Belém e mobilizou cerca de 70 colaboradores de várias secretárias. Para o secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Rubens Campos, apoiar iniciativas como essa, além de estimular a prática esportiva, contribui para a divulgação turística de Mosqueiro. “Participaram mais de 160 triatletas da Bahia, Ceará, Distrito Federal, São Paulo, Paraíba, Espírito Santo e Minas Gerais. Então, eles vão falar lá fora dos atrativos da nossa ilha”, disse.
Ivan Santos, agente distrital do Mosqueiro, detalhou que não teve nenhuma dúvida ao acolher o evento nacional. “Os triatletas poderão conhecer de perto todas as belezas do maior estuário do mundo. Somos a única praia de rio, que tem ondas de quase cinco metros. Essa beleza não existe em lugar nenhum, por isso, fizemos questão de sermos um dos patrocinadores da Copa Brasil de Triathlon”, explicou.
Falhas - Apesar da 2ª colocação, o triatleta paraense Danilo Pimentel, 4º no ranking nacional, não ficou muito satisfeito com o resultado obtido na terra natal. “Eu me desconcentrei muito e perdi vantagem porque esqueci de colocar o número na troca da prova de ciclismo para a corrida e tive de voltar para pegar na mochila. Além disso, por uma falha da arbitragem, corri cem metros a mais, na hora de dar o retorno”, detalhou. Pimentel revelou que esqueceu o número, porque nas
competições fora do Brasil, atualmente, são utilizados chips para marcação
do tempo, que dispensam a numeração convencional.
competições fora do Brasil, atualmente, são utilizados chips para marcação
do tempo, que dispensam a numeração convencional.
Classificação dos cinco primeiros colocados:
1º Wesley Matos - 55min e 37seg
2º Danilo Pimentel – 56min e 16seg
3º Marco Halac – 58min e 32seg
4º Ricardo Ramires – 59min e 17seg
5º Luís Carlos França - 1h
2º Danilo Pimentel – 56min e 16seg
3º Marco Halac – 58min e 32seg
4º Ricardo Ramires – 59min e 17seg
5º Luís Carlos França - 1h
Texto: Kátia Aguiar – Ascom Sejel
Fotos: Paulo Akira
Edição: Comus
Fotos: Paulo Akira
Edição: Comus
0 comentários:
Postar um comentário