Site

muita adrenalina na Ilha do Marajó

24 de abr. de 2010
Marajó: belezas naturais e muita adrenalina


Tamanho da fonte: A- A+
Praticantes de ciclismo e canoagem vão invadir a Ilha do Marajó
Ciclistas irão pedalar na mata fechada, na lama e na areia fofa

Que a Ilha do Marajó guarda muitas belezas naturais, isso todo mundo já sabe. Mas que tal fazer um passeio diferente pelo local, regado a muita adrenalina? Essa é a proposta da Eart (Equipe de Aventuras Ratos de Trilha), que programou, para esse final de semana, um evento que vai reunir ciclismo e canoagem.

A aventura começa amanhã (24), com saída às 6h30, do Galpão 10, da CDP, nas Docas do Pará e de Icoaraci, no mesmo horário, para quem for de balsa. “Estamos esperando cerca de 100 pessoas. Além dos praticantes, também podem ir familiares e amigos que quiserem apenas curtir o local”, diz Fábio Araújo, um dos organizadores.



Serão 43 km que iniciam a partir da chegada no Porto Camará, no Marajó. “As duas equipes, de ciclismo e canoagem, iniciam juntas. Para quem for de bike, serão dois quilômetros de asfalto, até entrarmos em um ramal”, explica Fábio.
Para participar, bastar ter o material necessário. No caso do ciclismo, uma bike adequada para trilha e os equipamentos de segurança, como capacete, luva, calça de ciclismo e blusa de manga comprida.

“O nível técnico de dificuldade dessa aventura é considerado intermediário. Não pelas condições de pedalada, que são boas, mas pela distância que será percorrida. Para participar, é necessário ter um bom preparo físico”, alerta o organizador.

Mesmo as condições de pedalada sendo consideradas boas, os participantes vão encontrar pelo caminho lama, areia fofa e mata fechada. “Esse percurso foi feito ano passado, só que era uma competição, dessa vez vamos apenas para passear”, diz Fábio.
Quanto a segurança, o organizador garante que não há preocupação. “Temos uma equipe de apoio que se comunica via rádio para informar sobre qualquer problema durante o percurso. Se alguém cair, se machucar, ter câimbra, todos são obrigados a esperar. Saímos juntos e chegamos juntos. Ninguém fica sozinho”, ressalta.



Já no caso da canoagem, é necessário um caiaque para mar aberto, a saia de proteção para não entrar água, uma bomba manual, colete salva-vidas e um kit de sobrevivência, com primeiros socorros e alimentos.



“A equipe, denominada Eart Náutica, terá oito pessoas, que vão fazer o mesmo percurso dos ciclistas, mas pela água”, diz Fábio.
Durante a trilha, terá um intervalo para um almoço em Joanes e de tarde, a aventura reinicia até chegar à Pousada dos Guarás, onde os participantes ficarão hospedados. De noite, perticiparão de um jantar, show de carimbó e música ao vivo no hotel.

O domingo será livre para passeio, piscina e praia. “Todos que estiverem lá, entre participantes e acompanhantes, vão até Soure. O nosso retorno está marcado para 13h e quem não for de carro, vai até o porto de ônibus”, comenta o organizador.
EART
A Eart foi criada em 2003, com o objetivo de reunir pessoas para participarem de corridas de aventuras no circuito paraense da modalidade. Depois, a Equipe passou a se dedicar aos esportes de aventura, sempre buscando agregar o convívio intenso com a natureza, programas de conscientização e preservação ambiental, atividades sócio-culturais e beneficentes.
Para conhecer melhor a Eart, basta acessar o site www.eart.esp.br. Atualmente são mais de 300 usuários cadastrados e uma imagem consolidada e reconhecida em todos os ramos de atividade de ciclismo e aventura.
Uma maneira de manter os integrantes sempre em contato e praticando esporte, é com as trilhas quinzenais, diurnas e noturnas, que acontecem em vários municípios paraenses. Além dos passeios noturnos em Belém, todas as quartas-feiras.

>> SERVIÇO
Para maiores informações: www.eart.esp.br ou entre em contato com os integrantes Guilherme Bahia pelo número (91) 8897-3125 ou Fábio Araújo (91) 9146-5919.
(Natália Viggiano, Diário Online)

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

0 comentários: